Três Livros de Filosofia Oculta - Henry Cornelius Agrippa

...De fato, tantos erros passados na tradição ocultista ocidental há séculos são corrigidos aqui pela primeira vez que nenhum verdadeiro estudante da Arte pode se dar ao luxo de não ter este livro. Não estou me gabando - é simplesmente um fato. Essas correções devem ser mencionadas, mas tentei indicar as mais importantes nas notas.

Apesar do grande trabalho que me deu este livro, valorizo cada minuto passado nele, pois me deu o que espero dar ao leitor sério - o equivalente a um grau universitário em magia da Renascença. Essa, desconfio eu, era a intenção de Agrippa. Ele leva o leitor de um tema a outro, de uma autoridade clássica a outra, até que um cabedal de conhecimentos se acumule, abrangendo todo o escopo do ocultismo neoclássico e hebraico, como era compreendido no fim da Idade Média. Agrippa sabia que nunca seria capaz de compilar toda a literatura da magia em um único volume, por isso indicouo caminho. O leitor lucrará enormemente se seguir sua direção.

Nesta obra, reúnem-se extratos sobre a magia dos trabalhos desconhecidos de Pitágoras, Plínio, o Velho, Cícero, Ptolomeu, Platão, Aristóteles e outras autoridades no assunto. Também devem ser descritos os modos de trabalhar com adivinhação e magias natural e cerimonial com detalhes para as técnicas contemporâneas.

 







Previous
Next Post »